30/07/2019 às 15h32min - Atualizada em 30/07/2019 às 15h32min

A ERA DOS SISTEMAS 4.O: CONTRIBUIÇÃO OU COMPROMETIMENTO AO ENSINO DE GRADUAÇÃO NO BRASIL?

Rogério Bastos Quirino

Há muito tempo o sistema de ensino de graduação brasileiro, em especial o de engenharia, sofre com abordagens baseadas na filosofia de “caixas-pretas”, inerentes e constituintes das plataformas dos sistemas 4.0. A filosofia de ensino baseada em pacotes passíveis de alimentação de dados, e de posterior devolução de resultados para análise, sem que o acadêmico tenha a compreensão teórica em profundidade suficiente do cerne sobre o qual o pacote foi construído, prejudica significativamente a formação desses acadêmicos ao desenvolvimento, manutenção e utilização adequada de tais pacotes, indispensáveis à formação competente para inserção profissional na era dos sistemas 4.0. Nesse contexto, cabe um estudo dos efeitos de contribuições e riscos da rápida expansão de ‘Sistemas Ciber-Físicos’ de natureza autopoiética, aos ambientes exógeno e endógeno do ensino de graduação, questionando sobre a real consciência da sociedade Brasileira, e suas lideranças, quanto à complexidade e consequências do novo ciclo de inovação disruptiva em curso. O estudo deve ter por objetivo evidenciar algumas relações de didáticas, conteúdos e aprofundamentos utilizados no ensino que exemplificam potencias ameaças ou oportunidades singulares na formação profissional à aquisição de competências ao entendimento, operação e criação de sistemas 4.0. A didática, o conteúdo propriamente dito e a profundidade de seu tratamento, têm uma grande influência na capacitação científico-tecnológica e de inovações, da produtividade e competitividade em nível global. O estudo deve também lançar mão de pesquisa qualitativa para o aprofundamento da questão e para melhor compreensão do tema, utilizando vasto referencial bibliográfico clássico e contemporâneo, bem como uma vasta gama de experiências de ensino de disciplinas profissionais curriculares de cursos de graduação de engenharia,  que fundamentem tal influência, analisando  aspectos que demonstrem ameaças ou oportunidades reais ao avanço tecnológico brasileiro sob o novo cenário imposto pelos sistemas 4.0.

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