19/08/2019 às 08h51min - Atualizada em 19/08/2019 às 08h51min

Descubra a importância do Endomarketing em pequenas e médias empresas

Alcemir Fernandes Soares

Muitas pessoas que ouvem falar em  endomarketing, imaginam que se trata de uma estratégia aplicada apenas em grandes empresas com setores bem estruturados. Um dos fatores que levam as pessoas a pensamentos similares é acreditar que devem possuir mais recursos para adotar a estratégia.
No entanto a implementação do  endomarketing em pequenas e médias empresas é sim possível e promete excelentes resultados como em qualquer outra grande organização.

Você deve estar se perguntando, como pequenas e médias empresas que não possuem setores bem estruturados podem aplicar esta estratégia?

Por isso resolvi esclarecer algumas dúvidas sobre endomarketing em pequenas e médias empresas, confira:

Qual importância do endomarketing em pequenas e médias empresas?

Reduzir e ter o controle de custos são algumas das maiores metas de toda empresa, especialmente das pequenas e médias. Passos fundamentais para conquistar uma posição de grande relevância no mercado no qual atua.
Por esse motivo, muitos empreendedores possuem receio quando ouvem falar da implantação do endomarketing, por pensar que aderir a estratégia representaria grande despesa e assim preferem descartá-la. Porém, o  endomarketing em pequenas e médias empresas  pode oferecer vários benefícios, um deles é a redução de custos. O uso do endomarketing é até mais estratégico nas pequenas e médias empresas.
O marketing interno, fornece o reconhecimento do trabalho dos funcionários, transmitindo mais motivação, para que assim consiga conquistar os objetivos estabelecidos pela empresa. Além de ajudar a diminuir a rotatividade, reduzir custos e melhorar a produtividade.

Um dos maiores erros cometidos é pensar que por se tratar de organizações com poucos colaboradores que não é preciso investir em algo para deixá-los motivados, por manter um diálogo mais direto.
No entanto, mesmo com poucos colaboradores, existem problemas relacionados à má gestão, principalmente na comunicação: os funcionários podem pensar que estão de fora das estratégias adotadas pela empresa e que o trabalho que prestam não são reconhecidos. O clima organizacional muitas vezes é prejudicado pela ausência de transparência e comunicação.

Por isso é tão importante o investimento no endomarketing em pequenas e médias empresas.  O endomarketing é fundamental para que os colaboradores da empresa possuam o engajamento e motivação, com isso a empresa cresce e se consolida no mercado.

Como aplicar o endomarketing em pequenas e médias empresas?

Não é toda pequena e média organização que possui um setor bem estruturado de gestão e marketing. Porém, não é algo que impeça a empresa implantar o endomarketing. Primeiro será preciso que identifique as necessidades dos funcionários, para que assim consiga entender o que é preciso mudar na empresa.
Em geral a técnica utilizada neste processo é sem dúvidas a pesquisa de satisfação, uma espécie de questionário que deve ser repassado aos colaboradores, com perguntas de como eles se sentem em relação à gestão corporativa atual. É necessário que crie questões de acordo com o perfil da organização.
Com base nos resultados da pesquisa, elabore estratégias que atendam da melhor forma possível às necessidades dos funcionários, e que possam motivá-los. Pensar que essas ações precisam de alto custo é um grande erro. É possível alcançar ótimos resultados com simples atitudes.

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